, , , , ,

A, B, C ou D? Entenda os cabelos cacheados

09:00

A grande maioria das mulheres brasileiras possuem cabelos cacheados, mas usam alguma espécie de química pra manter as madeixas lisas. Com a transição capilar em alta, muitas estão deixado a chapinha e a progressiva de lado e estão deixado os cachos livres, leves e soltos. 

Uma boa forma de se entender com o seu cabelo, afinal cabelos cacheados dão MUITO mais trabalho que cabelos lisos/alisados, é fundamental que você saiba qual o seu tipo de cabelo cacheado pra  poder investir nos produtos que vão agir da maneira que você espera (e que seus cachos precisam).

Existem 9 tipos de cabelos cacheados e são divididas em 4 grupos: A, B, C e D. O que define cada tipo é o grau de curvatura do cabelo, sendo definidos como ondulados, cacheados ou crespos.




Qual seu tipo de cabelo?

Cabelos ondulados

Muitas pessoas consideram esse tipo de cabelo como liso, pois ele tem ondulações geralmente leves. Os fios nascem em S. É o popularmente conhecido como liso ondulado. Estão sujeitos a frizz porque são finos, então necessitam dos produtos adequados pra controlá-los.

Tipo 2A

Os cabelos do tipo 2A são levemente ondulados. São ótimos, porque são fáceis tanto de alisar quanto de ondular, ou seja, as meninas com esse tipo de cabelo não têm maiores problemas.
Os mousses e as pomadas são aliados do tipo 2A, pois ajudam a definir os cachos sem pesar.

Amanda Seyfried

Tipo 2B

Os cabelos do tipo 2B têm ondas em forma de S que começam desde a raiz, diferente do tipo 2A que geralmente em a raiz lisa. Ele é um pouco difícil de modelar, mas dá pra definir os cachos se você usar mousses.

Mila Kunis

Tipo 2C

Os cabelos do tipo 3C têm as ondas mais definidas e apresentam mais volume. Por terem tendência a frizz, o uso de leave in é fundamental pra controlar os fiozinhos rebeldes. 

Joss Stone

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados normalmente são volumosos e possuem cachos bem definidos. Seus fios são frágeis e sofrem com carência de nutrientes, pois a curvatura não permite que os nutrientes cheguem com facilidade às pontas dos fios. É necessária muita hidratação pra manter os cachos bonitos e com o frizz controlado.

Tipo 3A

Os cachos do tipo 3A são grandes e abertos. Se você utilizar produtos como ativadores de cachos e mousses, os cachos são definidos com facilidade. A vantagem desse cabelo é que é alisado com facilidade se você usar a chapinha ou o secador e ficam com um aspecto liso natural. 

Shakira

Tipo 3B

Os cachos do tipo 3C são menores e mais definidos. O cabelo tem mais volume e os fios normalmente são mais ásperos ao toque, devido ao ressecamento provocado pela curvatura. Pra que esse tipo de cabelo fique bonito, é fundamental usar e abusar da umectação capilar (com óleos vegetais virgens).

Keri Russell


Tipo 3C

Os cachos do tipo C são grossos, praticamente crespos. Os cachos são apertadinhos, mais ou menos com a circunferência de uma caneta. Esse cabelo é o mais fácil de identificar, porque é só você pegar uma caneta e enfiar no seu cachinho pra ver se cabe. 
Por serem volumosos, são ressecados e ficam armados com facilidade. Muita hidratação é fundamental pra ele.

Rachel True

Cabelos crespos

Os cabelos crespos têm fios mais ásperos e menos maleáveis, já enrolando bem juntinho à raiz. Como os cachos praticamente anulam a distribuição dos nutrientes pelos fios, são ressecados e sofrem muito com o uso de agentes térmicos, como secador e chapinha. Perdem a forma com facilidade, então precisam de muita umectação e pomadas pra definir os cachos e domar o frizz.

Tipo 4A

Os cabelos do tipo 4A têm o diâmetro bem justinho, mais ou menos como uma agulha de crochê, Como ele retém muita umidade, o simples ato de puxar o fio já deixa ele bagunçado, num formato meio indefinido de S. Esse tipo de cabelo é o que mais necessita de hidratação capilar e as pomadas serão sua melhor amiga. 

Solange Knowles

Tipo 4B

Os cabelos do tipo 4B são parecidos com o 4A, mas seus fios têm a curvatura angulada - se você puxar, ele deforma num formato meio em Z. Eles são difíceis de modelar e muito ressecados, necessitando de cuidados diários. Esse tipo de cabelo normalmente encolhe bastante, sendo possível ver um aumento de cerca de 75% quando você puxa os cachinhos. 

Lauryn Hill

Tipo 4C

Nesse tipo de cabelo os cachos não se formam, só dão volume ao cabelo. Os fios crescem pra cima, então é mais difícil de deixar crescerem (devido ao grande volume que ele tem). São perfeitos se você quer aderir a um cabelo mais despojado, pois como já crescem pra cima facilitam a modelagem do black power. 

Erikah Badu

Agora que você já sabe qual o seu tipo de cabelos cacheados, vai poder cuidar das madeixas da forma mais adequada pra elas ficarem lindas, divas e poderosas igual a você.



Qual o seu tipo de cabelo?

A blogueira programou os posts dessa semana por motivo de viagem. Retorna na próxima segunda e irá visitar todos os blogs e responder a todos os comentários.

Mais conteúdo que você vai gostar

78 comentários

  1. O meu é 2c, amo cabelos cacheados!

    Amei tua visitinha, vim te seguir. Bjs

    diariamentedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Que blog lindo! Então, acho que o meu é tipo 2B. Me dá um trabalhão, mas gosto muito dele. Sofro muito com frizz, acho que é o que mais me incomoda, mas vou tentar usar o mousse! adorei o post!

    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o frizz é o que mais me perturba com os meus cabelos também. Só o mousse ou pomadinha dão jeito.
      Beijos!

      Excluir
  3. O meu é tipo 2B, minha raiz é bem lisa, só fica ondulado uns cinco dedos das raízes para baixo.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O meu, na verdade, é o 2C, mas há 7 anos eu faço progressiva, então, acho que se eu ficasse sem ele ia demorar muuuito pra voltar a ser assim :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só cortando mesmo. A progressiva vai modificando a estrutura capilar e afinando os fios, então é impossível voltar ao normal totalmente!

      Excluir
  5. Adorei o post! Com este artigo ficou mais fácil entender cada tipo de cabelo.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal esse post! Juro que nunca havia visto um similar!
    Vendo as fotos , o meu é 2 A , mas já foi 2 C , mudou bastante mesmo!
    Adorei!!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, quanta mudança, né?
      Os fios realmente vão mudando muito ao longo da vida.

      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Excluir
  7. Amei este post ♥
    Adorei o fato de você ter feito um post especialmente para meninas entenderem seu tipo de cacho, eu quando assumi meus cachos não tinha a menor ideia do que era isso! Depois fui entendendo melhor!
    Meu cacho é 3b/3c♥
    Um beijo e muito sucesso♥
    http://rafaelleventura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendia meus cabelos e muitas amigas minhas não entendem, então me pediram esse post e eu amei fazer. =)

      Excluir
  8. Que delícia de postagem! Meu cabelo é 2A e realmente vive cheio de frizz. Uma luta eterna com isso! O problema maior é que quando quero fazer cachos definidos, nem o babyliss ajuda, porque vai se desfazendo depois de pouco tempo. Vou tentar alguns sprays para conter melhor.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra pegar cachos no 2A, tem que usar algum produto antes de fazer e um produto depois.
      Só assim mesmo!

      Excluir
  9. O meu é o 2A, mas meu sonho era ter o 3A kkk.
    Beijos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 2A é mais fácil de cuidar do que o 3A, Lê!

      Excluir
  10. Nossa eu não sabia disso!
    O meu com toda certeza é um 3A, mas sou uma das escravas da progressiva, mas quem sabe um dia eu me liberto rs

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Acho que hoje em dia a maioria é!

      Excluir
  11. Dicas maravilhosa amei
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  12. Olá Querida,

    Adorei o post!! O meu é 2A e adoro ele desta maneira.. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  13. acho que o meu é uma mistura de crespo com cacheado, é meio indeciso ele kk' amei o post!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  14. O meu é o 2B
    As vezes queria que ele fosse um 2C, adoro cabelo armado

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é um 2C meio 3A. UAHIHEHAOHA
      Às vezes ele tá volumoso demais, às vezes volumoso de menos.

      Excluir
  15. Adoreeei! Nunca entendia quando a minha amiga falava que o tipo dela era 4A, 4B, sei lá, ficava perdida. Quando eu era pequena, ele era 3A, aí na minha adolescência, ganhou peso e ficou o 1, muita loucura. Agora tá 2A e eu gosto, mas as vezes queria mais ondulado, tipo 2B ou 2C mesmo. Adorei demais o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como mudou tanto assim?! Eu li que na gravidez muda ainda mais. Tem mulheres que mudam de 1A pra 3A! Uma loucura só.
      Até nossos cabelos são confusos. kkk

      Excluir
  16. Nah, eu amei esse post. Eu nunca tinha visto nenhum post com informações tão detalhadas sobre os fios. Achei ótimo, pois assim podemos comprar produtos de forma correta. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! =)

      Excluir
  17. Amei o post! Não sabia que tinha tanta diferença assim entre os crespos.
    Bjo!
    http://www.cristadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ah que legal! O meu é 2c, amei o post ♥
    Beijos
    blogniniandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. ótimas dicas Nah, amei conhecer mais sobre cada tipo de fio, o meu é liso ai sofro com o frizz kkkkk mas hidrato sempre e mantenho um repicado nas pontas pra dar volume ...


    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes também dou uma repicada nos meus! Tem épocas em que caem muito.

      Excluir
  20. OI!
    O meu era do tipo 2c hehe
    Agora tá o tipo 1!
    caraca bem interessante o post, destrinchou bem o negócio, maneiro mesmo.


    Um grande beijo!
    Momentos de moda e beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem lisinho agora! Acho lindo também.

      Excluir
  21. meu cabelo é super liso e acho lindo cabelos cacheados naturais :)

    ♥ www.jackblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de lisos e de cacheados, mas acho que cacheados dão muito trabalho!

      Excluir
  22. Que legal esse post, o meu cabelo é mega indeciso e eu também kkk, não sei dizer qual ele é (dos ondulados) to em dúvida entre o 2B, 2C hahah, beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico em dúvida quanto aos meus! Hahaha

      Excluir
  23. bem explicativo o post, vou passar pras minhas amigas cacheadas que nao entendem mt de cabelos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que tenha gostado! Obrigada por mostrar pras suas amigas. =)

      Excluir
  24. acho que o meu é 1 quanto ta hidratado e quando durmo com ele molhado ou alguma outra coisa diferente fica 2a :D

    beeeijo :** Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  25. O meu cabelo é um 3C <3 ... muito bacana esse post! =)

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. o meu é 2A !
    amei o post flor ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  27. Nah,
    adorei esse post... sou do tipo 2A... mas um 2c me deixaria feliz (é sempre assim)...
    Mas meu cabelho já mudou bastante...cada ano ele está de um jeito...

    Bjinhos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém tá satisfeita com o que tem, né?
      Sempre queremos outros cabelos. kk

      Excluir
  28. QUE POST LEGAL MEU DEUS!!! TO SURTANDO!! vou mandar pra todas as minhas amigas pra gente ficar discutindo sobre isso... O meu é 2A mas eu queria que ele fosse mais cheio... Big beijos!

    www.antesdaprimavera.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Vic!
      Usa um mousse quando quiser mais volume. Dá super certo.

      Beijos!

      Excluir
  29. Não entendia os tipos de cabelos, agora já sei.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Opa, sou 2A e não sabia, curti demais esse post.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Amei o post, adoro os meus quase cachos! Tô amando ver a mulherada deixando as progressivas de lado, duas amigas minhas resolveram cortar o cabelo bem curtinho e deixa ele crescer sem nenhum tipo de química! Coisa mais linda!

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas amigas também estão abandonando a progressiva.
      Eu não tenho coragem de cortar tanto o cabelo, mas também meu cabelo tá sem progressiva. kkk

      Excluir
  32. Até hoje eu olho pra essas coisas e não sei definir meu cabelo. Já aprendi que ele é ondulado, mas não tenho a menor noção de qual ele. Acho que fica entre o 2B e 2C :P

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil mesmo, Dani!
      Eu também olho e fico assim... super em dúvida. KKK

      Eu acho que é o 2B!

      Excluir
  33. Que excelente post!
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  34. Obrigado minha linda :D Sim, felizmente consegui solucionar. Era uma pena se ficassem sem lentes :(

    Que post super compelto. Agora já posso dizer à minha mãe que tem tipo de cabelo ondulado 2c e a minha prima crespo 4b :D

    NEW GET THE LOOK POST | Let's do a Safari?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post. Muito bacana você ter identificado os cabelos das moças de sua família. Adorei isso! *-*

      Beijos!

      Excluir
  35. Ótimo post! O meu cabelo é do tipo 2b :)

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  36. Amei!!! Interessante! super completo o post e amei as fotos como exemplo.
    Nunca tinha aprendido assim também, por isso foi bastante esclarecedor.
    O meu é 2A e as vezes ele pula pra 3c quando quer ficar mais fashion kkk
    Cabelo não é fácil não kkk bjss <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Rê!
      Seu cabelo é daqueles que mudam da água pro vinho, né? UAHEIAHEIAH
      Tem a personalidade forte. Adorei.

      Excluir
  37. Que legal!! Adorei o post! ;D acho que o meu é 3A!
    Obrigada pela visitinha, linda!!
    Bom final de semana!! Até + ;*

    http://suenefernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Su! Não imaginava que seus cabelos fossem cacheados.

      Excluir

- Participe do Blog deixando seu comentário. Sua opinião é importante pra mim!
- Marque a caixinha de notificação pra receber minha resposta.
- Se tiver Blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitá-lo.

Obrigada pela visita! Volte sempre. ☺

Receba as NOVIDADES

Posts novos terças e sextas.

Mais lidos

Arquivo do Blog