, , , , , , , , , , , , ,

Compras na internet - tudo o que você precisa saber!

07:00

compras na internet

Como não cair numa cilada com compras na internet?

Olá, lindezas!

Antes de falar de compras na internet, como foi o Carnaval de vocês? :)
Aproveitei essa pausa do Blog pra falar sobre uma coisa que muita gente pergunta ou tem dúvidas: compras na internet - taxas de importação, como pagar, cartão de crédito internacional, paypal, etc.

Comprar barato é sempre muito bom, não é mesmo?
Só que quando se trata de compras na internet, sempre nos perguntamos qual será a qualidade do produto, se o site realmente vai entregar as compras feitas, se vamos ser taxadas em compras internacionais e coisas do tipo.

Eu já compro pela internet há muuuito tempo e comecei a comprar na China porque eu gosto do estilo de roupa que eles vendem: boneca chique. É muito difícil encontrar esse tipo de roupa no Brasil se você tem mais de 10 anos de idade, porque estamos no País do "quanto menos pano, melhor".
Especialmente aqui no RJ.

Vamos às dicas. :)

Compras internacionais:

O importante na hora das compras na internet é verificar a reputação do site, a qualificação do vendedor e, principalmente, os comentários de quem já comprou o produto.
Eu passo um tempão lendo tudo antes de realizar minha compra, e quando não tenho indicação eu faço compras baratinhas pra ver se não vou levar prejuízo.
Compras caras, faça sempre no cartão de crédito. Qualquer problema que der você tem a opção de ligar pra admnistradora do cartão e cancelar a compra, e pelo menos as parcelas a vencer você consegue recuperar. Às vezes até o valor total, dependendo da situação!

A maioria dos sites exige um cartão de crédito internacional, mas cada vez mais estão implementando o sistema de pagar por boleto bancário. É uma boa opção pra quem não pode ou não quer pedir um cartão.
Há também o paypal, que é um sistema intermediador de transações semelhante ao mercado pago e ao pag seguro. Você efetua a compra, paga ao paypal e ele vai transferir o valor pago pro vendedor se estiver tudo okay com o produto. 
Se não, você abre uma disputa e pega o seu dinheiro de volta.
É bem eficiente e pra quem tem medo de arriscar em sites desconhecidos, é a opção mais segura de pagamento.

Taxa de importação:

É importante ter em mente que as compras na internet podem ser taxadas. O certo seria taxarem mercadorias com valor superior a $100,00, mas há uma loucura na alfândega que faz com que eles taxem absolutamente tudo, sem nenhum critério.
Às vezes você pode fazer uma compra de R$ 200,00 e não ser taxado e fazer uma de R$ 10,00 e ser taxado, então tenha em mente que o valor total que você pode precisar gastar com o produto vai ser 60% a mais em cima do valor do mesmo.

Os métodos mais demorados de envio costumam serem menos taxados do que um Fedex, por exemplo. Se não tiver pressa, é melhor esperar e correr um risco menor.
Eu nunca fui taxada comprando maquiagem e roupas fora, mas quando fiz a compra de uns tablets levei uma facada. Fique atenta ao que vai comprar. :)

Reclame aqui:

Pra compras brasileiras, nós temos o site Reclame Aqui. Nele está a reputação da grande maioria dos sites aqui no Brasil.
Vale a pena dar uma conferida antes das compras nacionais, porque ele apresenta a estatística dos sites, se os problemas dos consumidores foram resolvidos e, até mesmo, quantos voltariam a fazer negócios com a empresa.
Como o site tem muita repercussão, as empresas se preocupam com as reclamações e normalmente correm pra tentar resolver. Essa dica serve tanto pra pesquisa, quanto pra quem já está com problemas. :)

compras na internet reclame aqui

Mercado Livre:

Sobre o Mercado Livre, é uma questão de saber de quem comprar. O site é um mero intermediário entre compradores e vendedores, então é importante verificar a reputação do vendedor, o custo do frete e se você realmente quer comprar o produto, porque a partir do momento em que você clica em comprar o vendedor é cobrado. Eles pagam uma taxa por cada compra realizada, independente de concluída ou não, então seja consciente.

compras na internet mercado livre

Mercado Pago:

O Mercado Livre tem um sistema de pagamento semelhante ao Paypal, que se chama Mercado Pago, então podemos recuperar nosso dinheiro se der problemas com a transação.
Uma coisa interessante sobre o Mercado Livre é que eles implementaram um sistema próprio de entregas (Mercado Envios). Desde então, a quantidade de produtos que chegam quebrados por descuido no transporte diminuiu consideravelmente.
No começo eu não gostava muito dele pra fazer minhas compras na internet, mas agora eu adoro porque os preços são super mais em conta.

Espero que tenha ajudado um pouquinho a quem tem dúvida sobre comprar online. 
No próximo post sobre compras na internet, vou divulgar alguns sites nos quais eu gosto de fazer compras e falar um pouquinho mais sobre os mecanismos de compra e venda online.

Fiquem à vontade pra perguntar sobre o que tiverem dúvidas. :)

Até a próxima!

Mais conteúdo que você vai gostar

0 comentários

- Participe do Blog deixando seu comentário. Sua opinião é importante pra mim!
- Marque a caixinha de notificação pra receber minha resposta.
- Se tiver Blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitá-lo.

Obrigada pela visita! Volte sempre. ☺

Receba as NOVIDADES

Posts novos terças e sextas.

Mais lidos

Calendário de posts