, , , , , , , , , , ,

Adeus, cabelos porosos!

12:59

  
  Olá, meninas!

  Desculpem a ausência, mas eu estava em período de provas finais na faculdade e estava ficando completamente louca com tanto estudo e pouco tempo.

  Agora finalmente acabou e vou poder voltar a postar com regularidade, até porque nesse meio tempo eu andei fazendo altas experiências capilares em mim ou amigas.
  Hahaha... Obrigada às que foram minhas cobaias! <3

  Pra quem não sabe o que é porosidade capilar, vou explicar de forma bem simples: As cutículas dos cabelos ficam abertas e com isso ele perde a capacidade de reter água, nutrientes e, até mesmo, química.

  É aquele cabelo com aspecto grosso, com as pontas espigadas, cheio de frizz. 
  Aquele cabelo que, quando você fez aquela linda escova, passa um tempo e ele começa a armar e parecer uma vassoura. Ou que a tintura desbota mega rápido... e a progressiva? Vai pelo ralo.

  Exemplos de cabelos porosos:









  Há três níveis de porosidade:


                                 


 Se você não tem certeza que o seu cabelo está poroso pelos problemas mais convencionais que eu citei acima, é bem simples de descobrir: estique um fio de seu cabelo e deslize o dedo, de baixo pra cima. Se você sentir um aspecto rugoso, como se tivessem pequenos grânulos de areia ou algo aspereza, é porque ele está poroso.

  O maior problema dos cabelos porosos, é que com o tempo ele vai partindo e gera as famosas pontas duplas, e conforme o problema vai agravando, os cabelos começam a sofrer muitas quedas. Então, pra não deixar chegar nesse ponto (como eu deixei), o ideal é cuidar da porosidade de vez em quando, especialmente se você faz químicas no cabelo. Afinal, como eu disse, não adianta nutrir, hidratar, reconstruir, se o seu cabelo não está preparado pra reter os tratamentos. Vai ser, literalmente, jogar os produtos fora.

  Depois de muito tempo adiando cuidar dos meus cabelos porosos, eu finalmente tomei uma providência e saí às compras. Fiz uma misturinha básica, colocando os componentes que eu julguei necessários pra selar minhas cutículas. Eis a receitinha:






- 1/3 de Glicopan Pet - o meu é do pequeno (É um complexo vitamînico que irá repor todos os nutrientes que seu cabelo perdeu)

- 1 tampinha de Bepantol Derma Solução (O Bepantol é um concentrado de Dexpantenol, que é um grande componente reparador)
- O equivalente a 8 colheres de sopa de Azeite de Oliva extra virgem (Irá atuar como substância nutritiva, devolvendo a camada hidrolipídica que os fios perderam)
- O equivalente a duas colheres de sopa cheias de Mel - importante que seja puro! (O Mel é rico em Ceramidas, que é o componente responsável pelo alinhamento capilar. Ela age como um cimento, que sela as cutículas dos cabelos e combate a porosidade.)

OBS: Não usar nada metálico, porque altera o PH dos produtos. Por isso a expressão "o equivalente a". Se não tiver uma colher de sopa de plástico, coloca sem medir, baseada no comprimento do seu cabelo.

  A misturinha fica assim:






  Eu passei no cabelo sujo e seco, com as mãos mesmo, dividindo em mechas pequenas. Deixei por 40 minutos, sem usar touca (fiquei com medo de alterar o efeito se o calor agisse no mel) e lavei, com Shampoo sem Sulfato 3x, porque fica mega gorduroso e eu queria ele beeem limpinho.

  Depois passei o condicionador no cabelo todo, inclusive na raiz, e joguei o vinagre de maçã no cabelo pra selar as cutículas.
 Como não gostei do cheiro, enxaguei e passei condicionador de novo. Enxaguei e passei um leave in de Ceramidas, pra ajudar na selagem das minhas cutículas.

  Eis o antes e o depois:









  

  (Tirei as fotos no mesmo lugar e com a mesma luz pra dar pra ver bem a diferença.)

  Achei que pra uma única aplicação, fez um efeito absurdo.
  E vocês, o que acharam?

  Até a próxima! ;)


Mais conteúdo que você vai gostar

0 comentários

- Participe do Blog deixando seu comentário. Sua opinião é importante pra mim!
- Marque a caixinha de notificação pra receber minha resposta.
- Se tiver Blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitá-lo.

Obrigada pela visita! Volte sempre. ☺

Receba as NOVIDADES

Posts novos terças e sextas.

Mais lidos

Calendário de posts